sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Inspirações

Estou em uma fase que estou amando ir a exposições de arte. Nunca pensei que um dia iria preferir abrir a parte “Exposições” do Guia do Estadão, em vez de bares, baladas, restaurantes ou até cinema.

Neste mês, já fui ao Matisse, na Pinacoteca do Estado, e no Henri Cartier-Bresson, no Sesc Pinheiros. Amei as duas.


Matisse, do livro "Jazz"
Para os próximos finais de semana, já tenho o meu roteiro: a exposição Vertigem, dos irmãos “Osgemeos”, em cartaz no MAB – Faap, e a mostra “O Espetáculo Está Na Rua – Cartazes de Chaumont”, no Tomie Ohtake. Nesta exposição, podem ser vistos 72 cartazes feitos para o teatro, ópera, cinema e música, desde o século 19 até hoje.

Essa minha “descoberta das artes” aconteceu meio sem querer...Fui em uma exposição, gostei, achei um programa legal e desde então procuro fazer sempre. Mas na verdade acho que só agora estou começando a prestar mais atenção.

Pare para pensar e perceba como a arte está sempre cruzando o nosso caminho. Não tem a ver só com um quadro de um pintor famoso que você viu e gostou. Tem a ver com o seu dia a dia, a sua rotina. No Mimozário, por exemplo, que é a boutique virtual de bolsas e acessórios que abri com a minha mãe, recebemos a encomenda de uma capa para documento de carro. O problema: o cliente é um homem. Ou seja, teríamos que largar mão de frufruzices e fazer uma peça descolada e unissex. Ele sugeriu utilizarmos a imagem de um fusca. O resultado é esse aí embaixo, inspirado na arte pop de Andy Warhol!

E agora mesmo achei um outro exemplo de como a arte está tão presente em nosso dia a dia. Quando visitei Paris, em 2005, comprei um calendário de souvenir, lindo lindo lindo. Acabou o ano e fiquei com dó de me desfazer dele. Então cortei as imagens e as enquadrei para decorar a nossa sala. Hoje fui procurar no Google uma imagem do fotógrafo Henri Cartier-Bresson para ilustrar esse post (sobre a exposição que fui). E não é que um dos quadrinhos do meu calendário é a foto do Bresson?

Bom, tem gente que acha brega você ter uma reprodução de um artista em sua casa... só valeria se fosse o original. Eu não concordo! Acho que se você gostou e isso vai deixar a sua casa mais bonita, vale tudo!

Esse é o quadrinho que fiz com a imagem do calendário. Foto de Henri Cartier-Bresson

E essa é a parede com os outros quadrinhos. As outras fotos não sei de quem são, mas agora vou procurar saber! :)

3 comentários:

  1. Obrigada pela visita,
    Amei esse post sobre arte, além da dica pro final de semana, ficou super simples a forma como você colocou.
    Concordo,a arte está em tudo e pode ser expressada de várias formas e em todos os lugares.

    bjuss Flor, e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Também adoro exposições de arte. São inspiradoras. E galerias então... delícia visitar!

    Bjsss e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Cátia, por coincidência, meu último post foi sobre a disposição de quadros.
    Voltando àquela nossa pequena entrevista, o que seria de nós, meros mortais assalariados, se apenas pudéssemos expor obras de arte na nossa casa, não é?
    Acho que não adianta também, comprar obra de arte, apenas pra dizer que pode. O que precisa, é expor o que faz sentido na vida daqueles da casa. Se não, fica uma coisa meio "nadaver", né?
    Privilégio de vocês, aí pelo Sul, visitar exposições. Essa proximidade com a arte, em todas as suas manifestações, transforma a cultura de um povo.
    Particularmente, acho que só a visita à Pinacoteca já valeria a pena. O próprio edifício, já é uma atração à parte.
    Quanto à reprodução das fotos, concordo com você que não daria pra se desfazer: muito lindo! Gostei da moldura simples.
    Um abraço!

    ResponderExcluir