quinta-feira, 13 de maio de 2010

Parar de fumar


Afff, como parar de fumar é difícil!!! Tenho 31 e fumo desde os 16. São 15 anos né? Sei que tem gente que fumou por 30, 40, 50 anos anos e conseguiu parar... Mas que é difícil, é! Tenho toooodos os motivos do mundo para parar (e foram todos eles que me levaram a tomar essa decisão), mas chega uma hora que parece que você quer ignorar todos eles e diz: "deixe os motivos para depois, é só 1 cigarro". Nessa hora, tudo o que você quer é um trago! Nessa hora da abstinência, eu penso: ah vá, 1 cigarro só...só para matar essa vontade. Mas você sabe que não é só essa vontade. Se você fumar 1, vai fumar 2, 3...e pronto, voltou a fumar normalmente. 


Quem é fumante já ouviu milhares de frases impactantes. A minha frase, aquela que me levou a repensar a minha vida, não foi exatamente para mim...foi da minha sogra para o meu marido, que sofre de asma, e, por culpa da "vida moderna" acaba se esquecendo de cuidar da saúde. A frase dela para o filho foi simples, óbvia...mas tão chocante para mim...!! "Cuide do seu pulmão! Você precisa dele para respirar!.  


Quando eu ouvi essa mensagem, eu sabia que não era para mim. Mas desde então, há cerca de 6 meses, toda vez que eu acendia um cigarro eu pensava nessa frase. E logo pensava: "Eu não estou cuidando do meu pulmão. E agora???".


Bom, enfim, foram vários os motivos que me levaram a parar com o cigarro. Ou pelo menos tentar. Faz apenas 2 semanas. É um tempo muuuuuito pequeno para quem fuma diariamente por, pelo menos, uns 12 anos.  Mas hoje é o que eu quero para mim. Superar esse vício absurdo, difícil e controlador.  


E, para ilustrar essa vontade de parar, peguei essas fotos da internet. A legenda da campanha diz tudo: "Your body is your home; don't smoke" - "Seu corpo é sua casa - não fume". 











P.S. Já li que toda vontade que você tem (de tudo: cigarro, chocolate, compras compulsivas, sms bêbada rs) duram apenas 5 minutos. Então, na hora que bater aquela vontade de fazer besteira...please...espere apenas 5 minutos que passa! Inclusive a minha vontade de fumar já passou!

2 comentários:

  1. Atitude linda a sua. Parabéns!!!Tenho certeza que você consegue, já conseguiu.
    Preciso eu me conscientizar, ter coragem, força e fé e parar.

    Tô torcendo e orando por você que já é uma vitoriosa!!

    Beijo em seu coração Carol

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, querida Cátia!!

    Puxa, deve ser muito difícil parar depois de tanto tempo fumando, mas VAEL A PENA!!!!
    Vc vai ver como seu corpo vai reagir positivmente, sua saúde, sua pele, cabelo, tudo vai melhorar, vc vai ver só!!
    Que Deus continue te fortalecendo nesse propósito de parar de fumar e que muitas pessoas se sintam encorajadas por você!

    Apareça lá em casa quando puder!

    Beijocas
    Helena Garcia
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir