Além da feijuca, vou fazer torresmo, arroz branco e couve refogada. Junta isso com uma pimentinha, uma caipirinha e uma cachaça de Minas...hummmm, delícia! Depois, claro: filminho no sofá com edredom!
Bom, fiz um apanhado de todas as receitas que li e ouvi e conto aqui para vocês.
1. Escolher o feijão e deixá-l0 de molho na véspera;
2. Deixar de molho a carne seca na véspera, trocando de água umas 2 vezes
3. Leve a carne seca para cozinhar e espere uns 20 minutos mais ou menos. Segundo a Nair, que me deu umas dicas, isso é importante para a carne ficar molinha, pois o feijão cozinha antes da carne. Ela me disse também que não bota a carne seca de molho no dia anterior...e que só aferventando já sai o sal...
4. Jogue o feijão na panela de pressão com a água do molho. Despeje os outros ingredientes. No caso, a carne seca, o paio e a linguiça calabresa. Deixe cozinhar por cerca de 50 minutos. Lembrando que, depois do chiado da pressão, tem que abaixar o fogo.
5. Refogado em outra panela: Cebola, alho, louro e bacon em cubinhos. P.S. No Pão com Diversão, diz que você deve pegar esse refogado e bater no liquidificador para depois misturar ao feijão. Mas, preguiçosa que sou (porque é mais um item para lavar), não vou fazer isso...vou despejar o feijão na panela do refogado.
6. Deixe ferver bem para o refogado se incorporar ao feijão. Acerte o sal e a pimenta.
P.S. Ainda estou pensando se uso aquele caldo Knor sabor feijão e louro. Será que é necessário?
A feijoada está pronta. Mas, para ficar mais delícia ainda, que tal um torresmo para acompanhar? O torresmo também peguei várias dicas por aí. Tem gente que faz da barriga, aí tira o couro, tira pêlo, tempera etc. Eu não! Comprei bacon defumado da Sadia já prontinho. Aí, para ficar "baconzitos", vou fazer assim:
1. Na véspera, corte o bacon em cubos de 2 x 8 cm mais ou menos. Leve-os para fritar. Não precisa usar óleo, pois o bacon já solta sua gordura. O importante é mexer sempre para ficar uma fritura uniforme.
2. Quando começar a dourar, tire do fogo e deixe na panela. No dia seguinte, mexa o bacon com a banha formada, para eles se misturarem bem. Você pode fritá-los de novo ou levar para o forno para purucar.
Hummm, deu até água na boca. Bom, arroz branco, couve refogado e caipirinha não precisam de receitas né? Ah, para acompanhar, a música Feijoada Completa, do Chico Buarque. É claro que não vai faltar!
Hummmmmmmmmm...já to quase sentindo o cheirinho bom desta feijoada!! A D O R O !!!
ResponderExcluirAqui em Curitiba o tempo também esfriou e tá delicioso pra comer uma feijoada !! Vc me inspirou !!
Virei seguidora e adorei seu blog !
Quando puder, me faça uma visitinha !
beijocas e um ótimo fim de semana!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com
Gente, só para vocês saberem: a feijoada deu mega certo! Então quem quiser usar a receita, pode ir na fé! Só o torresmo que não certo, ficou tão torradinho que queimou :(
ResponderExcluirolá,
ResponderExcluirBem... só pode estar saborosa, pois tem óptimo aspecto,
Felicidades,
Marie
http://mistura-dartes.blogspot.com/